Sete Mega Projetos Incríveis para o Futuro

A Empresa de construção japonesa Shimizu Corporation desenvolveu uma série de projetos arquitetônicos para o mundo de amanhã. Aqui está um preview dos sete mega-projetos que têm o potencial de reformular a vida na Terra (e fora dela) nas próximas décadas.

Anel Lunar
Em resposta à demanda crescente de energia, Shimizu desenvolveu planos para o Anel Lunar, um projeto que visa transformar a Lua em uma usina de energia solar maciça.
Luna Ring lunar solar power generation plan by Shimizu Corporation --
11.000 Km seria o tamanho do anel Lunar
Electricidade coletada pelo cinturão Lunar, segundo a empresa, é enorme e seria retransmitida para as instalações de conversão de energia distribuídas pela Lua. Lá, a energia elétrica é convertida em potentes microondas e lasers, que são transmitidas para a Terra. Centrais Terrestre receberiam essa energia e converteriam novamente à eletricidade.




Luna Ring lunar solar power generation plan by Shimizu Corporation --
O cinturão Lunar e a forma de distribuição 
A usina de energia solar é construída principalmente para utilização dos recursos lunares. Rochas lunares e poeira são usadas para fabricar materiais de construção como cimento, tijolos e fibras de vidro. A água é produzida através de um processo químico que envolva a solo lunar e hidrogênio.
Grande parte da construção será feita por robôs controlados por pessoas na Terra, e uma equipe de astronautas humanos para supervisionar as operações do robô.
Lembra muito aquele filme "Moon" , quem assistiu saberá do que eu estou falando...

Cidades em ilhas flutuantes
O projeto visa construir cidades que flutuam como lírios gigantes no Pacífico equatorial, onde a luz solar é abundante e os efeitos dos tufões é mínimo.
Green Float island concept by Shimizu Corporation --

Cada ilha flutuante possuirá 3 km de diâmetro , com uma torre central de mil metros. A seção inferior da torre serve como uma área industrial com escritórios e fábricas que empregam 10.000 trabalhadores, enquanto a superior secção funciona como uma área residencial para 30 mil pessoas. Outros 10.000 habitantes vivem ao nível do solo, com moradias perto da praia.
Green Float island concept by Shimizu Corporation --
Cada ilha poderá suportar uma população de 40.000 habitantes
Uma parte do terreno está reservado para a agricultura e algumas das praias rasas são utilizadas para o cultivo de frutos do mar, fazendo com que as ilhas em relação aos alimentos, 100% auto-suficiente.
As Ilhas dependem de uma variedade de fontes de energia naturais, incluindo a onda, a energia eólica e solar, bem como da conversão da energia térmica.
Green Float island concept by Shimizu Corporation --
As ilhas unidas formam uma metrópole flutuante
As ilhas são construídas sobre uma base flutuante de tubos ligados em forma hexagonal, onde  cada um pesa 7000 toneladas e mede 20 metros (65 ft) de diâmetro e 50 metros (165 ft) de profundidade. O material estrutural primário para a base, como o favo de mel, bem como para os edifícios da ilha, serão construídos com ligas de magnésio. A água do mar - que é composta de magnésio(0,13% em peso) - é uma abundante fonte de magnésio. Uma tonelada do material pode ser extraído de 770 toneladas da água do mar. 

Cidades Pirâmides 
As Megas cidades pirâmides  é uma cidade auto-suficiente para um milhão de pessoas.
Future vision of Shimizu Corporation --

A Hyper-Estrutura em forma de pirâmide é um conjunto de arranha-céus suspensos dentro de um esqueleto de 350 metros (1.150 pés) de eixos longos, feito de materiais leves (tais como carbono e fibras de vidro).
Mega-City Pyramid concept by Shimizu Corporation --  Mega-City Pyramid concept by Shimizu Corporation --
Os edifícios residenciais (esquerda) e complexos de escritórios (à direita) dentro cidade pirâmide
Os arranha-céus na cidade pirâmide abrigam residências, escritórios, instituições de pesquisa, centros comerciais e de entretenimento, e outras facilidades. Os eixos de ligação, que mede 10-16 metros (3-50 pés) de diâmetro, contém encanamento da cidade, escadas rolantes, sistemas elétricos e de comunicação, bem como uma rede de comboios, e tapetes rolantes. A Hyper Estrutura apresenta uma construção ao ar livre que permite que a luz solar para chegar ao interior. Uma rede de fibra óptica transporta a luz solar em áreas mal iluminadas.
Mega-City Pyramid concept by Shimizu Corporation --

Hotel no Espaço
Com foco no crescimento do turismo espacial num futuro próximo, Shimizu desenvolveu planos para um hotel espacial em órbita terrestre.
Space Hotel concept by Shimizu Corporation --
Shimizu Space Hotel, ficará localizado 450 quilômetros acima da Terra
O hotel - que é integralmente alimentado por energia solar - tem uma área de lazer de microgravidade, onde os hóspedes podem desfrutar de esportes, sala de jantar, olhando para a Terra e para as estrelas. Os 64 quartos e 40 estão situados em um anel de 140 metros (460 pés) de diâmetro. O anel gira a uma velocidade de 3 rpm para a produção de uma gravidade artificial de 0,7 g em todos os quartos. A 240 metros (790 ft) elevador liga as instalações do hotel com a estação espacial de embarque e desembarque.
Bases Lunares
Para os viajantes mais aventureiros, Shimizu desenvolveu planos de bases lunares.
Lunar base concept by Shimizu Corporation --
bases lunares são a chave para estabelecer uma presença a longo prazo do Homem na Lua
A proposta de bases Shimizu apresentam um design modular de bloqueio, que olhando bem, parece um sapo desenhado no Atari.

Plano Grid Geo-Urbano
De volta à Terra, Urban Shimizu Geo-Grid visa reduzir o congestionamento urbano e melhorar a eficiência global de Tóquio, colocando uma variedade de funções cidade subterrânea.
Urban Geo-Grid Plan by Shimizu Corporation --
Urban Geo-Grid
O plano - que cobre uma área que se estende do centro de Tóquio para a Península de Boso, no lado oposto da Baía de Tóquio - constituído por uma vasta rede de estações que irão incorporar equipamentos comunitários, tais como mercearias, salões de exposições e casas de banho públicas, edifícios de escritórios, hotéis, centros comerciais e estações de trem.Uma extensa rede subterrânea de transporte liga os pontos. A distribuição do fluxo de pessoas se movendo por todas estas instalações subterrâneas libera uma quantidade enorme de trânsito e espaço urbano que poderão ser reservados para os parques.

Plano Desert Aqua-Net
O Plano de Desert Aqua-Net destina-se a fazer o deserto um lugar habitado propondo a construção de uma rede de lagos e canais.
Desert Aqua-Net Plan by Shimizu Corporation --

O plano envolve a criação de lagos artificiais em áreas baixas do deserto. Ilhas são construídas no meio dos lagos, que são preenchidos com água canalizada no interior através de canais. Os canais de ligação entre os lagos formam uma extensa rede de água.
Os lagos artificiais possuirão o diâmetro de 30km e 20 a 30 metros de profundidade. Os canais correndo entre os lagos terão 50 metros de largura e 10 metros de profundidade
Desert Aqua-Net Plan by Shimizu Corporation --
Os lagos propõem também reduzir as temperaturas e aumento da umidade nas áreas circundantes, criando um ambiente leve e confortável. Frutos do mar e os recursos de biomassa (como as algas) podem ser cultivados nos lagos de água salgada, e os canais podem ser utilizados para o transporte de pessoas e mercadorias entre as cidades construídas nas ilhas artificiais.


Fonte: Shimizu Corporation

4 comentários:

Tiago Torres disse... [Responder Comentário]

a das placas solares na superfície da Lua é a mais criativa, porém, cobrir uma parte tão extensa da Lua não é algo muito... politicamente correto, eu acho...

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Sao todos projetos arrojados mas a criacao de um hotel espacial me parece bem possivel e viavel economicamente!!

Mathias Berwig disse... [Responder Comentário]

muito interessantes.... se um dia o 'fim do mundo' for confirmado, pela nasa, ou talvez a terra se tornar pequena para tanta gente (a população vem aumentando gradativamente)... mudaremos para a lua *-*
se faltar, energia, água, ou alguma coisa nesse sentido, vamos retirar dos outros planets...
leckalss

Snowmeow disse... [Responder Comentário]

Sobre o hotel espacial... A Bigelow Aerospace já colocou protótipos para testes de viabilidade, e até agora, o resultado foi positivo.

Ilhas flutuantes no oceano? Procure www.seasteading.org, cujos projetos são os mais realistas e condizentes com a realidade.

Água no deserto seria legal, pra ajudar a diminuir o nível dos oceanos. Imagine o Saara habitável...

Cidade-pirâmide? Tá difícil, é muito material (e material CARO) pra se fazer algo desse tamanho.

Lua solar e base na lua... Esquece, por enquanto.

Já o plano subterrâneo de Tóquio... isso já não tinha sido feito?

Related Posts with Thumbnails
 
Ah Duvido © 2010 | Designed by Ah Duvido | Back to top