20 grandes farsas (HOAX) da Internet


Dá-se o nome de Hoax ("embuste" numa tradução literal, ou farsa) a histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas correntes, consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias ou de socorro pessoal ou, ainda, falsos vírus que ameaçam destruir, contaminar ou formatar o disco rígido do computador. Muitos Hoax são bem bobinhos e quem costuma navegar pela rede identifica com facilidade. Outros, no entanto, são bem elaborados e enganam muita gente. Os Hoax que geralmente fazem mais vítima são aqueles que tratam de assuntos de interesse geral como "faça isso e ganhe dinheiro". Reunimos 20 desses hoax que enganaram muitos internautas, clique e confira (lembrando que é uma lista e não um ranking já que é impossível determinar qual deles obteve maior abrangência).



Quem nunca recebeu esse email?
“A partir do dia primeiro de agosto o MSN deverá ser pago a menos que envie esse recado a 18 pessoas da sua lista, isto não é uma brincadeira vai ver isto na pagina do MSN (www.msn.com.br). Quando passar esta mensagem para 18 contatos o homenzinho do seu MSN deverá passar a ser azul.”
Ou esse:
“Oi, nós somos Andy e John, os diretores do Messenger. Antes de mais nada, pedimos desculpas pela interrupção, mas o Messenger acabará. Isso acontecerá porque muitas pessoas desconsideradas têm várias contas diferentes. Neste momento, só temos 578 nomes livres e por isso que o uso do Messenger e do Hotmail terá um custo a partir do verão de 2010. Se você mandar esta mensagem, no mínimo, a 18 pessoas diferentes da sua lista, seu ícone ficará azul, o que significa que será grátis para você. Se não acredita, visite o site www.msn.com e veja por si mesmo. Se você quer que encerremos sua conta, não mande esta mensagem, mas se quer conservá-la, mande-a a seus contatos. Isto não é uma brincadeira, mande-a! Vai ver que ficará azul!”
Desde os primórdios do MSN (versão pedra lascada 0.25) já tinha gente comentando sobre esse email, que rodou toda a internet inúmeras vezes. O pior é que passa os anos e a corrente fica. Sempre tem um no meio da multidão para acreditar sem verificar as fontes ou ir atrás da informação para averiguar se a mesma é verídica. O fato é que a empresa responsável pelo software nunca emitiu uma nota sequer sobre o assunto e provavelmente nunca o fará.




Possivelmente, a montagem mais famosa já criada. Essa piada (horrível, diga-se de passagem), viajou o mundo todo e foi parar em inúmeros e-mails logo após os atentados de 11 de Setembro.
A imagem mostra um turista no topo de observação de uma das torres do World Trade Center, posando para um foto minutos antes da colisão de um dos aviões seqüestrados.
Num primeiro momento, a figura parece ser real, mas ao se observar certos detalhes é possível perceber que se trata de uma imagem modificada. Primeiro, o avião que se choca na torre é um Boeing 767 – e o que aparece na imagem é um 757. O avião se aproxima da torre pelo norte e o prédio que teria sido atingido, a torre norte, não tinha posto de observação a céu aberto.
Além do mais, a ala de observação da torre sul não abre antes das 9h30 em dias de semana - meia hora depois que o primeiro avião se chocou contra o World Trade Center.




Essa farsa tinha ares de realidade. Tudo começou em 1989, quando Craig Shergold, uma criança de nove anos diagnosticada com câncer, pensou numa forma de realizar seu sonho de entrar para o Guiness Book. Craig pediu que as pessoas lhe enviassem cartões de agradecimento e elas assim o fizeram.
Em 1991, 33 milhões de cartões já tinham sido enviados, superando de longe o recorde anterior. Contudo, ironicamente, o site do livro de recordes não contém e nem menciona nada a respeito de Craig Shergold como a “pessoa que mais recebeu cartões de lembrança no mundo” – provavelmente, porque eles não querem encorajar ninguém a tentar superar essa marca.
Felizmente, os médicos conseguiram remover o tumor e Craig hoje é um adulto saudável. Porém, seu pedido por cartões se transformou numa brincadeira sem fim. Variações do tema incluem uma menina morrendo de câncer e um garoto com leucemia querendo começar uma corrente de cartas eterna.
Uma delas traz uma garota com queimaduras supostamente adquiridas num incêndio no WalMart e alega que a America OnLine vai custear os gastos médicos somente se “você enviar este e-mail para TODOS QUE VOCÊ CONHEÇA”. Já basta para sacar que se trata de uma farsa.


“É verdade. Pensei que fosse boato, mas aconteceu com um amigo meu. Parece que a Microsoft está testando algum novo programa para rastrear e-mail e a empresa precisa de voluntários para ajudar. Ele me mandou um e-mail que recebeu da Microsoft – o e-mail era do próprio Bill Gates! Duas semanas depois, como recompensa pela participação, meu amigo recebeu um cheque de milhares de dólares”.
Ahãn, claro que recebeu... Outras versões desses boatos sempre prometem algum tipo de recompensa, principalmente em dinheiro vivo.




O e-mail começa com “Caro assinante de internet, o governo dos Estados Unidos está forçando uma medida legislativa que irá afetar seu uso da internet”. Segundo a correspondência eletrônica, a “medida 602P” autorizará o serviço postal dos EUA a considerar uma cobrança de cinco centavos de dólar por cada e-mail enviado.
Não seria uma forma ruim de evitar a enxurrada de correntes e fraudes do mundo digital. Esse alerta, que explodiu em 1999, não era verdade. Mas era plausível o suficiente para enganar Hilary Clinton durante um debate em 2000, quando ela concorria ao senado.




“Caro Sr.”, começa. “Antes de mais nada, peço um momento de confiança nessa troca. Deixe-me começar me apresentando apropriadamente...”. Certamente você já recebeu um desses e-mails secretos e confidenciais prometendo uma grande recompensa para ajudar alguém a trazer dinheiro para o país.
Tudo que você precisa fazer é confiar a essa pessoa informações quase nada confidenciais, como o número do seu banco e da sua conta.
Trata-se do golpe Nigeriano, também conhecido como fraude avançada ou golpe 419 (chamado assim por causa do número do artigo do código criminal nigeriano a que se aplica esse tipo de prática).
Os pioneiros desse esquema apareceram em 1980, na forma de cartas de fax – e ainda estão por aí. Mesmo aqueles que se acham mais espertos caem no golpe (entre as vítimas, figura até gente famosa).


O título começa com a seguinte exclamação: “Turistas, cuidado!!”. Se isto não chamar sua atenção, a história a seguir certamente conseguirá. A mensagem alerta sobre uma onda de roubo de órgãos em Nova Orleans e Las Vegas, em as vitimas são drogadas e têm um de seus rins extirpado para ser vendido. Mas, não há motivo para ter medo. De acordo com a National Kidney Foundation, essa situação nunca aconteceu e se trata de uma lenda urbana. O Brasil virou vítima de um email semelhante a esse não faz muito tempo. Por fim, Hollywood se interessou pelo assunto e decidiu mandar a idéia para o cinema, que resultou no filme “Turistas” que gerou uma péssima repercussão para o nosso país.




Não existe um vírus Teddy Bear ou mesmo um sulfnbk.exe ou Um Cartão para Você (“O pior vírus já criado!... A CNN já fez o alerta, por favor repasse esta mensagem para todos que você conhece”).
A farsa do jdbmgr.exe (também conhecido como Teddy Bear, porque o arquivo jdbgmgr.exe é representado por um ícone de ursinho) alertava internautas sobre uma mensagem de e-mail com risco de infecção de um vírus enviado via mala direta do Microsoft Messenger e que deveria ser apagado imediatamente.
Mas, na verdade, não havia vírus e infelizmente o jdbgmgr.exe era um arquivo Java necessário. Com sua insistência em afirmar que o arquivo em questão, legítimo, era um vírus, a farsa sulfnbk.exe afetou até usuários mais experientes. Muitas pessoas o removeram.
De forma parecida, o golpe do Um Cartão Virtual para Você afirmava que a McAfee tinha descoberto um vírus que, quando aberto, destruía o HD de um sistema infectado e automaticamente se enviaria para todos os contatos na lista de e-mail do usuário. Logicamente ele não fazia nada - a não ser assustar as pessoas.


Esse foi assustador (principalmente para quem tem blog). O pesadelo da comunidade do software livre. Em outubro de 2006, um site até então desconhecido anunciava a compra do Firefox pela Microsoft e promovia o novo Microsoft Firefox 2007 Professional.
O site fala dos novos atributos do browser e oferece anúncios em vídeo do produto. Era tudo uma grande mentira, mas a imagem da caixa do Microsoft Firefox 2007 era tão bem elaborada e profissional que muitos entusiastas do Firefox ficaram apreensivos.


Existem gatos grandes e gatos ainda maiores. Este aqui, dizia-se, pesava quase 40 quilos e era enorme. A imagem parecia real e gerou bastante burburinho, até mesmo com seus requintes surreais, como o fato do dono do gato trabalhar numa empresa de energia atômica e mais ainda sobre reatores nucleares.
Posteriormente, o dono do animal confessou que havia feito uma sessão criativa de Photoshop e que não acreditava que alguém pudesse crer que aquilo era real.




Uma mulher adorou o biscoito que comeu num café em Houston e pediu a receita ao garçom. “Dois dólares e cinqüenta centavos”, disse ele, e ela concordou em pagar sem hesitar. Mas, quando a conta do cartão de crédito chegou, a cobrança era de 250 dólares, em vez de 2,50 dólares. Como vingança, ela pediu para você enviar a receita -- adivinhem – para TODO MUNDO QUE CONHEÇA. Uma das muitas farsas que reapareceu graças à era da internet.
Primeiro a tal receita apareceu num livro de culinária no fim da década de 1940 como um bolo de 25 dólares, depois surgiu como uma receita de um bolo do luxuoso hotel nova-iorquino Waldorf-Astoria, na década de 1960, e ressurgiu nos idos de 1970 como a receita de biscoito de uma tal Sra. Fields.


“Caro Pateta... Envie este e-mail para todos e, uma vez que 13 mil pessoas o recebam, Walt Disney Jr vai enviar 5 mil dólares para 1,3 mil nomes dessa lista. O restante receberá uma viagem gratuita com acompanhante para uma semana na Disney durante o verão de 1999”.
Seria o destino a Disney World, Disneylândia – ou a própria casa do Walt? O “Jr” no nome Disney era uma referência a uma pessoa que não existe, e era o primeiro indício de que se tratava de uma farsa. As pessoas ainda espalhavam essa mensagem pelo mundo dizendo “estou te enviando... só para o caso de ser verdade”.


Roswell, Novo México, marco zero das controvérsias sobre OVNIS. É também o local onde o filme de uma autópsia de um ET foi filmado há 60 anos. Diz a história que um disco voador caiu nessa área e o governo dos EUA fez uma autópsia às pressas no alienígena.
Em meados da década de 1990, indivíduos anônimos “descobriram” o filme secreto e o revelaram para esclarecimento do público não informado. Logicamente essa notícia “correu” por toda internet, para o incomodo tanto da parte do governo quanto dos ufólogos, pois foi apontada desde o inicio como farsa. Finalmente, em 2006 veio a revelação de que o filme é uma farsa criada em 1995 por John Humphreys, um animador inglês que fez tudo em seu apartamento.




Esse texto que foi divulgado aos quatro ventos pela Internet fez muita gente por aí suar frio:


"Doze administradores do site Formspring.me, incluindo seu fundador, Mark Baxter, foram presos nesta segunda-feira (08/03/2010), por culpa do plano: “1º de Abril – Todos anônimos revelados.”
Resumindo basicamente o que o site é: Um site de perguntas, onde você pode fazer a pergunta que quiser, para a pessoa que aderiu o Formspring, e assim você saberia mais dela, e seguiria ela com todas suas respostas para que assim conhecesse melhor a pessoa. Basicamente seria um site com caráter social e inclusivo.
Porém, neste jogo de pergunta e resposta do site, existe a modalidade anônimo, então você pode fazer a pergunta a quem quiser, sem revelar sua identidade, só esperando a resposta do entrevistado.
Mas isto não é totalmente verdade, pelo menos, os planos do terrível Mark Baxter não tinham essa intenção. Visto como um grande gênio por muitos, onde soube aproveitar uma oportunidade nunca aproveitada na internet, mas na verdade, sua personalidade se revela totalmente ao contrário.
Sua maior intenção era revelar os segredos de todos os anônimos, desmascarando assim, todos esses medrosos, e fazendo com que seu “sonho” torne-se realidade. Tudo começou a se desmascarar quando Mark enviou um e-mail para o amigo Anne Baxter Gralley confessando que armazenava dados de todos os usuários para outra intenção:
"Nós vamos adicionar o nome, email e facebook conta de cada usuário ao lado de todas as suas postagens anônimas."
Mais do que isso, outro amigo do maldoso C.E.O, Gregory Deacon, revelou que ele usava o aplicativo Honesty Box, no Facebook, que continham coisas horríveis da sua personalidade, e comentou: “imagina se um dia isso tudo fosse revelado para todo mundo”.
Pronto, tudo já estava na cabeça de Mark, ele queria fazer isso com seu site! Todos anônimos do Formspring seriam revelados dia 1º de Abril!
O pior de tudo é que ele fez quase perfeitamente.
Nos Termos de Condições Gerais ele descrevia:
"Formspring.me reserva o direito de alterar estes Termos e Condições a qualquer momento sem aviso prévio, e seu uso continuado do formspring.me constitui o seu consentimento para tais mudanças."

A brincadeira foi desmascarada para alivio de muitos pelo presidente do site que revelou que o mesmo foi vítima de um hoax. Bem que poderia ser verdade, ia ser bastante divertido quebrar o anonimato desse pessoal que só tem coragem de falar mal quando tem a oportunidade de se esconder.


Talvez o primeiro Mega Hoax do Twitter, Cala Boca Galvão foi considerada a maior piada interna do mundo. Os brasileiros zoaram os gringos que curiosos perguntavam o que significava a tag “Cala Boca Galvão” que se encontrava em primeiro lugar nos TT worldwide . As mais diversas respostas foram dadas , porém a mais marcante foi uma afirmando que o Galvão era um pássaro e que Cala boca Galvao era uma campanha para salva-lo de extinção. A brincadeira ganhou reforço quando os NerdsKamikaze em conjunto com o Blog Não Salvo lançaram o Instituto Galvão , que virou febre e fez muitos gringos acreditarem por um bom tempo em tal campanha.




Imagine se você tivesse acesso a uma conta especial onde seria possível acessar álbuns bloqueados por usuários, comunidades que exigem filiação sem ter de passar pelo processo e ainda burlar qualquer tipo semelhante de limitação? Trata-se do Orkut Ouro, uma conta especial para usuários da rede social que lhes dá uma liberdade semelhante a possuída pelos editores do site.
Legal né? Seria se não fosse mentira! Mensagem anunciando tais vantagens originou-se de uma brincadeira e ganhou ares de coisa séria, no dia 11 de janeiro desse ano. O que se originou num blog e em seguida espalhou-se como um vírus pelo Twitter, é na verdade uma falsa mensagem que prometia as vantagens mencionadas àqueles que passassem a senha do Orkut por e-mail para certo endereço eletrônico.
Inclusive, o próprio Google confirmou tratar-se de uma mensagem falsa e alertou seus usuários sobre a política de privacidade na qual todos os seus serviços estão baseados. A empresa diz não enviar mensagens com este tipo de conteúdo e que qualquer promoção ou novidade a cerca do Orkut é divulgado na página principal do perfil do próprio usuário.
O criador da brincadeira foi identificado e está sendo processado pela empresa. Se deu mal, hein garotão?




Todo ano é a mesma coisa: 27 de agosto, não olhe para o céu! No ano de 2003, começou a rolar um boato pela internet sobre um evento astronômico que aconteceria no dia 27 de agosto daquele ano. O evento embora fosse raríssimo, acontecendo a cada 73 mil anos, não era nada de mais: naquela noite Marte ficaria um pouco maior do que acostumamos observar. Mas vocês sabem que uma notícia dessa misturada com muita imaginação é a formula perfeita para os hoax’s. Então um email começou a circular pela internet, dizendo que no dia 27 de agosto Marte ficaria do tamanho da Lua e que o céu ficaria vermelho e esse seria o sinal que o fins dos tempos chegara. Na época muita gente acreditou mas como vocês podem perceber, nada aconteceu.





O Hoax começou quando uma notícia foi publicada dizendo o seguinte:

"Isso começou em janeiro de 2006, quando uma paciente de um psiquiatra de renome desenhou o rosto de um homem que aparecia o tempo todo em seus sonhos. A paciente disse que, por mais de uma vez, esse homem apareceu em seus sonhos dando conselhos sobre sua vida, só que ela dizia nunca ter visto o homem em sua vida.O desenho ficou lá por cima até que, depois de uns dias, um outro paciente reconheceu o rosto e disse que ele também sonhava com aquela pessoa. E ele também dizia que jamais havia visto o tal sujeito em outro lugar que não em um sonho.Então, o tal psiquiatra mandou o retrato para seus colegas de profissão. Em questão de meses, mais quatro pacientes reconheceram o desenho como o rosto do cara que aparece em seus sonhos. Desde então, coisa de 2 mil pessoas dizem ter sonhado com o cara, chamado pelos pacientes como “This Man”.Isso não é só nos Estados Unidos. Existem casos de pessoas que sonharam com o cara em várias cidades do mundo: Los Angeles, Berlim, São Paulo, Teerã, Beijing, Roma, Barcelona, Estocolmo, Paris, Moscou.O mais surpreendente de tudo é que ninguém conseguiu encontrar nenhum homem que se parecesse com o “This Man”.Existe um site, thisman.org, que traz relatos de pessoas que já sonharam com o misterioso rosto que você vê ao lado."

Depois disso o viral se espalhou espantosamente pela internet de maneira que as pessoas realmente começaram a colocar relatos no site narrando suas experiências, algumas por sinal bem engraçadas. Depois que foi revelado que se tratava de uma campanha, os comentários diminuíram mas até hoje existe desinformados que contam em detalhes os seus sonhos com a tal entidade.




Ninguém sabe ao certo como teve inicio. Mas provavelmente um estudioso das profecias maias resolveu sacanear ou interpretou errado os sinais deixados por esse povo antigo.
Os maias sabiam tudo de astronomia. Um exemplo disso foram os cálculos feitos por eles que estabeleceram o ciclo solar em 365,2420 dias e o lunar em 29,53086 dias. Para se ter idéia da exatidão desses números, somente há pouco tempo os cientistas constataram, com auxilio de computadores e cálculos refinados, que o ano solar é de 365,2422 dias e o lunar de 29,54059 dias. O famoso calendário maia, marca como o seu ultimo dia, 21 de dezembro de 2012. Também existe uma profecia maia que fala que este será o inicio de um novo ciclo. Porém em nenhum momento é dito que a mudança do ciclo será o fim do mundo. No entanto quem decidiu espalhar a história pela internet deu destaque para esse ponto. Hoje esse Hoax já está integrado na nossa cultura, principalmente após a gravação do filme 2012 (um filme caro e ruim de doer).




Quem lembra da virada do ano de 1999 para o ano 2000? O período que antecedeu essa data foi o caos na Internet. Hoax’s circulavam por toda rede , dos mais variados tipos e obviamente , a maioria profetizava o fim da humanidade na troca de ano. Entre os mais interessantes estavam: contas bancarias iriam enlouquecer atribuindo qualquer valor aos depósitos e as armas nucleares irão de disparadas as 00:00 devido a um pani ocasionado pelo bug. Depois de tanto desespero, passamos para o ano 2000 e nada de grave ocorreu. Convenhamos, grande parte da população para torcer para o fim do mundo, visto a euforia que essas notícias falsas causam e a rapidez que se espalham pela rede.



Parte adaptada de Universitario.com.br

Sasha e as camisinhas
O mais recente Hoax foi essa notícia sobre a filha da Xuxa

HEHEHEHEHE até que foi engraçado!
FONTE:IMAGENS IDIOTAS

2 comentários:

Karen disse... [Responder Comentário]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
Pior!!!
Eu acreditei naquele negócio do homem dos sonhos!! Achei muito interessante, apesar de eu nunca ter sonhado com ele.. rs Ficava perguntado pra todo mundo q eu conhecia se eles já sonharam com o cara, ninguém sonhou!! xD
Mesmo assim se teve alguém que sonhou, bem pudera... nos sonhos mal dá pra lembrar dos rostos das pessoas, então conversa assim convence mesmo!!

E o negócio do Galvão!!!!!!!!!!!
MEW... QUASE MIJEI AKI. SÉRIOOOO!! hsauhsuahhushaushuahsuahsuah
Achei muito loko essa idéia. Sacanagem com os gringos... mas é divertido demais tirar um sarro deles mesmo... kkkkkkkkkk

ToneMagnus disse... [Responder Comentário]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quem acreditou no da Sasha é um retardado.

Related Posts with Thumbnails
 
Ah Duvido © 2010 | Designed by Ah Duvido | Back to top